quinta-feira, 11 de julho de 2013

We Love Toys - O Sueco para encarar os Alemães


A Volvo definitivamente veio para encarar os alemães BMW, Mercedes e Audi com seu novo V40. O "antecessor" (entre aspas porque a proposta do carro era bem diferente) era exótico demais e pouco prático para o dia a dia ou uma família pequena, tornando-o uma empreitada não muito bem sucedida do ponto de vista das vendas.

Fonte: www.volvocars.com

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Mais maduro e disposto a atacar uma nova fatia do mercado, o hatch sueco traz consigo atributos para buscar a liderança dos alemães: Motor 2.0L com 5 cilindros e turbocompressor que gera 180cv; 7 air bags para os passageiros e 1 para o pedestre (isso mesmo!! Esse é o primeiro carro a ter 1 air bag para pedestres em caso de colisão); exclusivo sistema que "lê" as placas de limite de velocidade das ruas e indica para o motorista quando o mesmo ultrapassa o limite; dispositivo que acelera e freia o veículo para evitar colisão com automóvel da frente; auxiliar de estacionamento (aquele que estaciona sozinho, igual o VW Tiguan), tela multimídia de 7" (com versão touchscreen e conexão com a internet como opcional) e câmera de ré. UFA!


Eu sou grande fã da marca, confesso. Os novos carros tem conseguido mudar a cara da companhia, trazendo modernidade, tecnologia, design e muita, muita personalidade. Alguns vão dizer que o novo V40 tem um "quê" de XC60, o irmão SUV, e talvez tenham razão. A trazeira mais alta e o design do farol traseiro indicam tais semelhanças. Diferente dos alemães, o sueco consegue ser mais ousado nas linhas, atendendo aqueles que procuram algo diferente do que se vê todos os dias... mas ainda com certa sobriedade. Apesar da parte frontal do carro não ter a mesma ousadia que a parte traseira o conjunto oferece um equilíbrio bacana entre sex appeal e elegância, com destaque para o belo teto panorâmico disponível como opcional.

Fonte: www.volvocars.com

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Fonte: http://www.jalopnik.com.br


Por dentro o carro é facilmente identificável como um Volvo. O console central suspenso, a posição dos comandos e o formato da tela do computador de bordo são inegavelmente designs reconhecidos da marca. Novidade é o painel todo em cristal líquido, que no modo esporte traz o conta giros ao centro e dá um belo ar de esportividade.

Os materiais utilizados no acabamento são muito bons. O plástico e o couro são de boa qualidade e está no mesmo nível dos alemães.

Fonte: http://www.jalopnik.com.br

Fonte: www.volvocars.com

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Ao volante o V40 impressiona. Não tem o acerto da suspensão como o do BMW 118i que parece estar nos trilhos quando encara uma serra, mas é mais firme e sai menos de frente que o Mercedes Classe A. É forte e suave, mas seu conjunto motor/câmbio (culpa principal do câmbio automático de 6 marchas) não tem o mesmo vigor e prontidão que os 200cv e cambio de dupla embreagem do Audi A3. O volante poderia ser um pouquinho menor e ter uma resposta mais direta pra trazer um pouquinho mais de esportividade... e o câmbio poderia (ao menos!) trazer as borboletas no volante e/ou inverter o posicionamento da alavanca no modo sequencial: Subir marcha com toques pra frente e reduzir com toques pra trás é horrível! :P

No final as contas, partindo de R$ 115.950,00 ele pode parecer mais caro que o BMW 118i, que parte de R$ 106.950,00. Mas como este último é bem "pelado" comparado ao Volvo, se analisarmos os carros com equipamentos equivalentes, o preço também vai se equiparar. Eu gosto do V40 e ficaria com ele em relação aos seus concorrentes. Sou fã da BMW quando se fala em dirigibilidade, mas o design não me desce. Mercedes é obviamente uma chancela de peso, mas olhando pra ele ainda acho "sem sal". O Audi é forte e bonito, mas todas as reestilizações mantiveram o desenho original, que talvez já esteja um pouco cansado.

Gosto do conjunto do V40 - super recheado de opcionais, muita tecnologia, motor e suspensão bem acertados para uma boa dose de prazer ao pilotar esportivamente sem ficar com dores nas costas ao passar pelas ruas esburacadas do nosso país. E o ronco? ahh.. o ronco! :) diferente dos tradicionais 4 cilindros, é fácil se apaixonar... ouve aí ó:

Volvo V40: o ronco do motor 2.0 turbo de cinco cilindros


Eu consigo me imaginar facilmente num desses, colocando duas bikes no teto e partindo pra uma viagem em busca da trilha perfeita! :D

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