A Volvo definitivamente
veio para encarar os
alemães BMW, Mercedes
e Audi com seu
novo V40. O "antecessor"
(entre aspas porque
a proposta do carro
era bem diferente)
era exótico demais e
pouco prático para o
dia a dia ou
uma família pequena,
tornando-o uma empreitada
não muito bem sucedida
do ponto de vista
das vendas.
|
Fonte: www.volvocars.com
Mais maduro e
disposto a atacar
uma nova fatia do
mercado, o hatch
sueco traz consigo atributos
para buscar a liderança
dos alemães: Motor 2.0L
com 5 cilindros
e turbocompressor que
gera 180cv; 7 air
bags para os passageiros
e 1 para o
pedestre (isso mesmo!!
Esse é o primeiro
carro a ter 1
air bag para pedestres
em caso de colisão);
exclusivo sistema que
"lê" as placas
de limite de velocidade
das ruas e indica
para o motorista
quando o mesmo
ultrapassa o limite;
dispositivo que acelera
e freia o veículo
para evitar colisão com
automóvel da frente;
auxiliar de estacionamento
(aquele que estaciona
sozinho, igual o
VW Tiguan), tela multimídia
de 7" (com versão
touchscreen e conexão
com a internet
como opcional) e câmera
de ré. UFA!
|
|
|
Eu sou grande
fã da marca, confesso.
Os novos carros tem
conseguido mudar a
cara da companhia,
trazendo modernidade,
tecnologia, design e
muita, muita personalidade.
Alguns vão dizer
que o novo V40
tem um "quê"
de XC60, o irmão
SUV, e talvez tenham
razão. A trazeira
mais alta e o
design do farol
traseiro indicam tais
semelhanças. Diferente
dos alemães, o sueco
consegue ser mais
ousado nas linhas,
atendendo aqueles que
procuram algo diferente
do que se vê
todos os dias... mas
ainda com certa sobriedade.
Apesar da parte
frontal do carro
não ter a mesma
ousadia que a
parte traseira o conjunto
oferece um equilíbrio
bacana entre sex
appeal e elegância,
com destaque para o
belo teto panorâmico
disponível como opcional.
|
Fonte: http://www.jalopnik.com.br
Por dentro o
carro é facilmente
identificável como um
Volvo. O console
central suspenso,
a posição dos comandos
e o formato da
tela do computador
de bordo são inegavelmente
designs reconhecidos
da marca. Novidade
é o painel todo
em cristal líquido,
que no modo esporte
traz o conta giros
ao centro e dá
um belo ar de
esportividade.
Os materiais utilizados no acabamento são muito bons. O plástico e o couro são de boa qualidade e está no mesmo nível dos alemães.
|
Ao volante o
V40 impressiona. Não
tem o acerto da
suspensão como o
do BMW 118i que
parece estar nos
trilhos quando encara
uma serra, mas é
mais firme e sai
menos de frente que
o Mercedes Classe A.
É forte e suave,
mas seu conjunto
motor/câmbio (culpa principal
do câmbio automático
de 6 marchas)
não tem o mesmo
vigor e prontidão
que os 200cv e
cambio de dupla
embreagem do Audi
A3. O volante poderia
ser um pouquinho
menor e ter uma
resposta mais direta
pra trazer um pouquinho
mais de esportividade...
e o câmbio poderia
(ao menos!) trazer as
borboletas no volante
e/ou inverter o posicionamento
da alavanca no modo
sequencial: Subir marcha
com toques pra frente
e reduzir com toques
pra trás é horrível!
:P
No final as
contas, partindo
de R$ 115.950,00
ele pode parecer mais
caro que o BMW
118i, que parte de
R$ 106.950,00. Mas
como este último é
bem "pelado" comparado
ao Volvo, se analisarmos
os carros com equipamentos
equivalentes, o preço
também vai se
equiparar. Eu gosto
do V40 e ficaria
com ele em relação
aos seus concorrentes.
Sou fã da BMW
quando se fala
em dirigibilidade, mas
o design não me
desce. Mercedes
é obviamente uma
chancela de peso,
mas olhando pra ele
ainda acho "sem
sal". O Audi
é forte e bonito,
mas todas as reestilizações
mantiveram o desenho
original, que talvez
já esteja um pouco
cansado.
Gosto do conjunto
do V40 - super
recheado de opcionais,
muita tecnologia, motor
e suspensão bem acertados
para uma boa dose
de prazer ao pilotar
esportivamente sem ficar
com dores nas costas
ao passar pelas ruas
esburacadas do nosso
país. E o ronco?
ahh.. o ronco! :)
diferente dos tradicionais
4 cilindros, é
fácil se apaixonar...
ouve aí ó:
Eu consigo me
imaginar facilmente
num desses, colocando
duas bikes no teto
e partindo pra uma
viagem em busca
da trilha perfeita!
:D
Nenhum comentário:
Postar um comentário