sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Enofilia - A importância do vinho no mundo e no Brasil



Você sabia?
No mundo existem mais de 5.000 tipos de uvas, mas nem todas elas são tão prestigiadas na cultura do vinho. Algumas variedades possuem até mesmo o seu dia oficial, que chega a ser respeitado em quase todo o mundo! Bons exemplos disso são as famosas Sauvignon Blanc, Malbec, Chardonnay e Garnacha, as quais foram devidamente honradas no calendário internacional, onde cada uma possui seu dia especial para uma boa comemoração com vinho.

Neste ano, no último dia 21 de junho, foi comemorado pela quarta vez consecutiva o dia internacional da Sauvignon Blanc, no qual produtores, varejistas e consumidores foram incentivados de diversas formas a abrir uma garrafa de um vibrante vinho branco fino seco dessa uva. Naquele dia, a comemoração virou até “top trends” no Twitter, com a hashtag #SauvBlanc.

Para algumas pessoas isso pode até soar como uma bobagem (uma brincadeira), mas esse fato vem mais uma vez comprovar que o vinho é tratado com muita consideração e seriedade ao redor do planeta. "Esta foi uma oportunidade para participar de um evento mundial de degustação de vinhos", disse Michael Scholz, enólogo da renomada vinícola St. Supery Estate Vineyards, de Napa Valley (Califórnia). "Bastava você acessar o Twitter ou Facebook para participar da conversa internacional com o tema Sauvignon Blanc", completou ele.

O Brasil ainda tem muito que descobrir dentro do universo do vinho, mas estamos chegando lá. Basta que nós brasileiros entendamos melhor a importância dessa bebida histórica para a cultura de diversos países e também que nós aprimoremos cada vez mais o hábito tão bonito de degustar um bom vinho fino.


Texto de Rodrigo Ferraz – Fundador da Confraria Vinhos de Bicicleta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...