sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Enofilia - A confraria Vinhos de Bicicleta fez aniversário!



Agora em 2013, o mês de setembro é muito especial para a Confraria Vinhos de Bicicleta, pois estamos completando 1 ano de vida, com muita dedicação e alegria. Para comemorar essa data tão especial, decidimos “fazer” nosso próprio vinho, bem com a cara da Vinhos de Bicicleta: artesanal, distinta e cheia de história pra contar.
Para tornar nosso sonho real, contatamos a vinícola boutique Villaggio Grando, de Santa Catarina. A história dessa produtora começou nos anos 90, quando um francês amigo da família Grando visitou a região e a indicou como "um dos grandes lugares do mundo para a produção de vinhos de qualidade". Um ano após essa visita, o fundador Maurício Carlos Grando encontrou-se com o enólogo Jean Pierre Rosier, formado pela universidade de enologia de Bordeaux, e este confirmou as ideias expostas anteriormente. Jean Pierre trouxe da França as primeiras mudas que, em dezembro de 1998, foram plantadas na vinícola.


A partir de uma feliz parceria com a Villaggio Grando, nasceu um expressivo monocasta, o Vinhos de Bicicleta Reserva Pinot Noir (safra 2012). Esse vinho especial pertence a um lote exclusivo de 600 garrafas e nunca esteve à venda no mercado antes, pois pertencia à adega particular dos proprietários da vinícola. Para esse exemplar a produtora seguiu regras de vinificação semelhantes às usadas na Borgonha, França. Suas uvas foram colhidas manualmente no mês de abril de 2012 em um lote único, cuja altitude é de 1.300 metros do nível do mar.



Foram utilizadas apenas uvas da casta Pinot Noir nesse exemplar, algo bastante raro na produção vinícola nacional. Esse vinho fino tinto seco de guarda estagiou 3 meses em barricas novas de carvalho francês, com o objetivo de ganhar complexidade sem perder o frescor do fruto. Seu aroma é marcado por toques de frutas vermelhas frescas e baunilha, já no paladar o vinho se apresenta muito equilibrado, com corpo leve e taninos suaves. A temperatura ideal de serviço é de 17ºC e uma excelente harmonização seria com carnes brancas assadas ou massas com molho suave.
Um brinde à confraria e aos seus associados e amigos tão especiais!


Texto de Rodrigo Ferraz – Fundador da Confraria Vinhos de Bicicleta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...