terça-feira, 29 de outubro de 2013

We Love Toys - Pequenas no tamanho, grandiosas na diversão!


Olá pessoal! Em ritmo de verão e pós boat show nada como um bom papo sobre lanchas!! Sabe como aquele fds de sol em que ficar na areia da praia, tomando uma cervejinha e dando um mergulho pode ficar ainda mais gostoso? Sim!! Com uma lanchinha para uma boa diversão.

Estamos falando de lanchas de 16 a 20 pés.. que podem custar (já prontas para navegar) entre 40 e 70 mil reais. Essas lanchas não são as mais adequadas para um passeio distante e para encarar o mar aberto, mas para curtir numa represa ou baía (ok... em alguns casos em que o mar permitir, até uma navegação costeira) são sensacionais. Essas lanchinhas permitem que 4 a 6 pessoas fiquem confortáveis durante um passeio diurno, mas não se iludam: Mesmo que o fabricante diga “até 8 passageiros” lembre-se que normalmente essas lanchas não vem equipadas com um motor potente (fazendo com que a navegação fique beeeema mais “amarrada”) e com a capacidade total não haverá espaço para malas, coolers (onde vai a cerveja???), boias, etc.

São brinquedos bem legais... eu particularmente adoro a ideia de se passar um dia navegando e esquiando.. fazendo uma pausa para lanchinho e curtindo um mergulho para dar uma refrescada.


Focker 205

 Focker i9


 Phoenix 190 plus

 Fs 180


Essas pequenas lanchas tem muitas coisas interessantes: Por serem leves podem ter motores mais fracos – alguns modelos já podem ser empurrados por motores de popa de 60 ou 75 hp. Isso pode ser traduzido em baixo valor de aquisição, manutenção barata e economia ao navegar! :) Além disso  também podem ser rebocados por carros médios sem problemas (claro que com uma carreta rodoviária adequada), deixando possibilidade para o dono levar e trazer sua lancha sempre que for “brincar” e economizar com a marina.

Naturalmente, nem tudo são flores... As lanchinhas pequenas de proa aberta não tem cabine e portanto não permitem pernoite a bordo. Também não possuem banheiro, complicando um pouco a situação nas horas de “dificuldade” hehehe. Um outro probleminhas que pode ficar até bem sério é a saída para o mar. Vamos supor que você deixe a lancha no canal de bertioga e ao sair de manhã, o mar parece um tapete... muito convidativo não? Puxar até a Riviera de São Lourenço... ou quem sabe até algumas praias do Guarujá e encontrar outras lanchas... Pois é.. aí você sai, passa o dia com seus amigos... ancora em algum lugar protegido para o almoço... e quando está voltando no finalzinho da tarde, o mar virou. Aí você se pega com uma 19/20 pés navegando pela costa encarando ondas de 1,5m.... 2,0m de altura. É bixão, pode ser muito traumatizante e perigoso nas mãos de marinheiros menos experientes... inclusive até um fator decisivo para as patroas de plantão pegarem birra do brinquedo e não quererem mais brincar.

Particularmente eu que moro em são paulo teria uma dessas para deixa numa represa. Com a Billings e a Guarapiranga aqui pertinho dá pra ir de manhã e voltar a tarde sem todo aquele trabalho de “viagem a praia”. Bem mais próximas de casa o trânsito dos feriados não chegam a assustar, as marinas e garagens náuticas tendem a ser mais baratas que as do litoral, a agua doce é bem menos agressiva com o motor e com o casco e você pode usar todo o potencial do seu brinquedo.. Essa é a verdadeira vocação dessas pequeninas, águas interiores. Meu pai por exemplo é um viciado em pescaria. Já deixamos nossa 17 pés no canal de bertioga e agora está no canal de itanhaém. Acreditem, não tem nada mais chato que descer super animado pra andar de lancha no mar e quando chegar lá, não poder sair do canal porque as ondas não deixam... Em bertioga ainda dá pra brincar, mas no canal de itanhaém – eca – parece um corredorzinho de tão estreito... Não dá pra fazer muita coisa.

Phoenix 230


Ventura V195 Confort


fonte: www.lanchasventura.com.br

fonte: www.lanchasventura.com.br

Ventura V210

fonte: www.lanchasventura.com.br

fonte: www.lanchasventura.com.br

fonte: www.lanchasventura.com.br

:D As Lanchinhas tembém são bem legais para prática de esportes aquáticos. Wakeboarders e a turma do esqui se divertem bastante com a rápida aceleração e planeio das pequeninas... mas para aqueles que pretendem puxar uma amigo na bóia, esqui ou wake, sugiro a opção de um motor um pouquinho mais potente. (o estaleiro tem opções... não opte por motores maiores nem menores dos sugeridos nas especificações).

É isso aí pessoal, bom verão a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...