segunda-feira, 5 de agosto de 2013

We Love Toys - Mountain Biking


Olá Pessoal!!! Boa Tarde!!!!

As bikes tem ganhado muuuito espaço na vida dos brasileiros... com o advento das ciclofaixas, ciclovias e passeios noturnos, muitas pessoas estão aderindo às magrelas como meio de transporte no dia a dia e até mesmo como esporte nos finais de semana!

Existem vários tipos de bikes... Um pra cada tipo de utilização. As bikes “speed” são bikes leves e rápidas, feitas para andar no asfalto (um dia vamos falar delas também),  algumas para uso de recreação, cicloturismo (passeio) e as “fora de estrada” - nosso assunto da coluna de hoje.

Bianchi Oltre XR2 – Road “Speed”

Caloi 300 - Recreação

Fonte: Caloi


Specialized Stumpjumper Carbon Evo – Trail “MTB”

Fonte: Pedal


As mountain bikes são na verdade uma graaande categoria, que possuem várias subdivisões e é importante ter uma noção das diferenças entre elas se você quiser fazer uma aquisição bacana. Elas podem ser divididas quanto ao tipo de uso e/ou quanto às características da bike, como por exemplo suspensões. As suspensões partes muito importantes que são responsáveis desde tornar o passeio mais confortável até capacitar a bike para descer grandes montanhas. Do ponto de vista da utilização, as mountain bikes podem ser de Cross Country (XC), Trilha (Trail), All Mountain (AM) ou Downhill (DH).
Quanto às características elas podem ser Full Suspension - com suspensão nas duas rodas - ou Rígida, com suspensão apenas no garfo que prende a roda da frente. Também podem ser de aro 26 polegadas – mais comuns – ou 29, uma novidade que já virou tendência no exterior.

Caloi Elite Carbon – XC rígida

Fonte: Caloi


Specialized Epic Comp 29 – XC Full com rodas 29 polegadas



Giant Reign XO – Trail



Specialized Enduro – AM



Nukeproof Pulse Pro – DH

Fonte: NukeProof


Olhando pras fotos já dá pra notar que elas são bem diferentes né? Se você está querendo comprar alguma MTB pra se iniciar no esporte, é legal saber exatamente o que você vai fazer e entender os diferentes tipos de bikes.. assim você vai conseguir um equipamento certo sem cair na conversa de algum vendedor mal intencionado querendo te empurrar uma bike encalhada :) rs.
Onde você vai pedalar? Em estradas de terra batida, com drops (desníveis) não muito altos... de no máx. 30.. 35 cm? Você gosta de correr? Pega subidas? Então sua bike deve ser uma XC, que são leves e tem curso de suspensão de mais ou menos 100mm. Quer fazer trilhas mais agressivas, no meio do mato fechado, com muitas raízes e drops mais elevados.. de 0,5m a 1 m?? Trail ou AM... que tem curso de suspensão mais elevado (130 a 160mm), e full suspension. Essas são minhas favoritas!! Não são tão leves quanto as XC, nem tão boas pra pedalar numa subida... Mas são MUITO confortáveis, passa MUITA segurança nas descidas mais rápidas e técnicas... resumindo: Muito divertidas! Agora se seu negócio é só descida, e das bravas mesmo, tendo que empurrar pra subir e descer igual um cometa, aí o negócio é uma bike de DH. São muito pesadas, a geometria do quadro é horrível pra pedalar no plano... na subida então, nem se fala! Mas na hora de descer, sai da frente que nenhuma bike é tão capaz quanto as de DH.

Full suspension vs Rígidas
Essa é uma discussão que entre os bikers gera muita polêmica.. Qual é melhor? Pra mim, as full são melhores em praticamente todos os aspectos. As rígidas tem a vantagem nos quesitos preço e peso... por não contar com a suspensão traseira, o quadro consegue ser mais leve, mas esses 500g a mais que a bike vai ter não vão ser nada importantes se você não for um atleta de ponta. Quanto ao preço, é possível comprar uma rígida top com o preço de uma full mediana... sim, as bikes full são bem mais caras. Sabe aquelas bikes de mercado? Só compre se for rígida... Fuja correndo de alguém que te oferecer uma full suspension barata!!! Os componentes são sempre de baixa qualidade e o sistema de suspensão não é bem construído, roubando força a cada pedalada. Então já sabe: se for gastar menos que R$ 3.000,00 numa MTB, nem pense em full, pegue uma boa rígida ;).

26 vs 29
Outro ponto muito polêmico... as 29 começaram a pegar no Brasil de um ano pra cá, mas ainda não são tão comuns assim. A vantagem das rodonas é que elas transpõem obstáculos com muito mais facilidade... e depois que você pegou um embalo, elas mantem a velocidade com mais facilidade também. Alguns bikers entretanto reclamam da geometria e do peso que as 29 oferecem, sem contar que elas também são mais caras. Aqui vale o mesmo conselho em relação ao preço: Se for comprar algo relativamente barato, ou se você é iniciante no esporte... não invente muita moda: Fique com as 26. Se você realmente está querendo montar uma 29, continue sua pesquisa pois você vai precisar de bem mais informação do que está escrito aqui... ;)

Meu estilo favorito! AM

Matt Hunter com Specialized Enduro S-Works Carbon




Olha esse vídeo.. sensacional! Por isso que eu curto tanto All Mountain! Topa uma aventura desse estilo?



É mais agressivo? Gosta de descer uma pirambeiras doidas, cheias de pedras e raízes a mais de 60km/h??? 

Fonte: media.chopmtb.com


É impossível não se impressionar com esse vídeo!



Gostou? Tem vontade de começar? Eu fiz algumas clínicas com uns caras bem legais.. tanto o Ravelli, campeão brasileiro de XC quanto com o pessoal da Ciclofemini em conjunto com o Edu Capivara, campeão de bike trial (fazer manobras, transpor objetos etc). O clima é ótimo e o pessoal muito atencioso. Segue links:


Lembram que eu falei de primeiro entender o que você quer fazer, pra depois procurar uma bike? Eu curto muito a minha.. é um JBC Carbon com grupo shimano deore e freios Deore XT.  Escolhi os componentes e encontrei o melhor que podia comprar dentro do meu orçamento :). 


Mesa FSA XC 300
Guidão FSA 0S 190
Grupo Shimano Deore
Quardo JBC Pro Carbon
Suspa Rock Shox Dart2
Aros Vzan Extreme
Pneus Kenda Klaw


Agora eu coloquei pedais de plataforma DH da marca Wellgo, que comprei na chainreactioncycles, a maior loja de bikes e acessórios on line... Esse aqui ó: http://www.chainreactioncycles.com/br/pt/wellgo-cnc-platform-b164-flat-pedals/rp-prod85506

Bom pessoal, tem muuuita coisa pra falar ainda... Tenis vs sapatilha, garrafinha vs camelback,  shimano vs SRAM, luvas, capacetes.. enfim... Muita coisa mesmo. Aos poucos vamos chegar la! Se alguém tiver alguma dúvida específica e/ou estiver procurando ajuda pra montar uma bike, pode chamar!!

Abração e bom pedal!

2 comentários:

  1. e esse site entrega no brasil inteiro???? chega legal??
    gostei do site valeuu. e essa caloi 300 é ideal entao pra andar nas ciclovias e ciclofaixa? conhece alguma outra loja online?

    ResponderExcluir
  2. Oi amigo, tudo bem?
    Sim.. essa bike é pra passeios urbanos, como ciclovia e ciclofaixa. Não espere uma bike rápida ou super leve... Não é essa a proposta. O lance dela é aquele "passeio em domingo de sol com a namorada", manja? Só pra curtir mesmo... Mas é muito confortável e bem estilosinha. Obviamente tem alguns pontos fracos: O conjunto de câmbio não é dos melhores... e o trocador também não. Mas posso dizer tranquilamente que para essa proposta, eles não vão te deixar na mão. O lance com componentes mais "tops" está relacionado com peso,rapidez e durabilidade. Peso não é importante pra essa bike. Rapidez nas trocas também não... durabilidade é importante, mas como vc vai andar em lugares que não vão exigir muito dela, eles vão aguentar. Só evite de pegar estradas de terra, por mais que na descrição da Caloi esteja dizendo "uso misto". ;)
    Quanto ao site.. ele é mto bom e entrega aqui no Brasil. "Acho" que entrega no Brasil todo... em São Paulo pelo menos entrega, rs.. mas se chega aqui não tem porque não chegar a outros CEPs. Até conheço outras lojas.. mas pra comprar na gringa vou nessa loja ou no ebay. ;) Bom pedal!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...