quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Gastronomia - Restaurante La Marie


Na semana que vem começa oficialmente o Restaurant Week, evento já tradicional na cena gastronômica paulista em que os restaurantes oferecem menus especiais a preços convidativos e R$1,00 de cada menu pedido é doado ao Instituto Ayrton Senna. Entretanto, se você é cliente de alguns cartões de crédito ou clubes de fidelidade já pode aproveitar desde essa semana.

Aqui em casa a tradição é escolher pelo menos três restaurantes e visitarmos durante a semana. Nossa primeira escolha dessa edição foi o La Marie, um pequeno bistrô na esquina da Rua dos Pinheiros com a Rua Francisco Leitão em Pinheiros. Meus pais já conheciam a casa, eu nunca tinha ido, mas já conhecia o trabalho do chef Edson Difonzo de outras oportunidades como o saudoso Querubim de São Sebastião.

Fomos na quarta feira a noite e já havíamos feito reserva pelo telefone. Chegamos por volta das 20h e o restaurante estava com metade da lotação. Apesar do cardápio ser bem atrativo, com algumas especialidades do chef como o souflê (segundo minha mãe o melhor que já provou), resolvi ficar com o menu especial.

Menu do Restaurant Week

Apesar das opções estarem divididas entre almoço e jantar era possível pedir pratos do almoço na janta. Escolhi o Ceviche de Pirarucu, meu irmão e meu pai ficaram com o Carpaccio Siciliano e minha mãe com a Alcachofra ao Molho Roquefort. 

Ceviche de Pirarucu

Gosto muito de pirarucu, apesar de não saber prepara-lo e encontrar alguém que saiba é sempre uma alegria. O peixe estava firme e tenor, bem temperado e apimentado na metida certa. Uma ótima pedida.

Carpaccio Siciliano

O carpaccio veio com uma salada de folhas veres e um molho bem azedinho. Pra quem curte sabores fortes é a dica. 

Alcachofra ao molho Roquefort

A alcachofra estava bem saborosa, mas a porção era pequena e o molho difícil de comer, pois estava um tanto líquido. Quase pedimos um pãozinho para pegar mais molho.

Encerradas as entradas partimos para os pratos. As três opções eram tentadoras e a decisão foi acirrada. Escolhi o Cuscuz Marroquino com Frutos do Mar e o resto da família o Espagueti de Pupunha com Lagosta (adoro ao contrário essa criatividade de todos eles pedirem igual). Mas olhei a mesa do lado que pediu o Filé Suíno e estava lindo! Quase pedi um pedacinho para experimentar. De volta aos nosso pratos:

Cuscuz Marroquino com Frutos do Mar

Cuscuz, taí um prato que me salvou durante várias noites no intercâmbio. A receita básica é mais rápida, fácil e saborosa que o miojo (e mais saudável). Esse é uma das coisas que peço todas as vezes que encontro em um cardápio; dá uma saudades das minhas viagens... Esse cuscuz de frutos do mar estava al dente, bemmm saboroso e com muito marisco e lula, acertei em cheio na escolha!

Espagueti de Pupunha com Lagosta (desculpem a foto! Foi a única que tirei…)

A lagosta estava saborosíssima! Não mexeria em nada nela e o espagueti também estava bem gostoso. O único problema desse prato foi a quantidade, veio pouco e o pessoal saiu com fome, apesar de estar super apetitoso.

Para terminar a refeição escolhemos o Morango Flambado com Sorvete. 

Morango Flambado com Sorvete

O restaurante fica no térreo de um antigo prédio da rua, a decoração é bem intimista com a luz baixa e velinhas iluminando as mesas. Antigamente, lá pelos anos 60, ali era uma barbearia. O ponto alto da decoração é um armário que fica atrás do bar em madeira rústica e o vitral da cozinha emoldurado.



Para terminar o texto que sei que está longo. A carta de vinhos é enxuta e com boas opções. Prefiro poucas e boas opções: casas com cartas grandes tem dificuldade de manter o estoque em dia. Escolhemos um Chardonnay Australiano bem suave e levemente frutado, ótimo para pratos leves como os que pedimos.

Taí uma saborosa dica para o Restaurant Week, só não esqueçam de fazer reserva! E uma opção para qualquer dia. Agora quero voltar e experimentar o tão falado souflê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...