quinta-feira, 20 de junho de 2013

Gastronomia - Temakerias



Paixão paulistana, o temaki, conta com diversas casas especializadas. Entretanto, nem todos são dignos de serem chamados de iguarias japonesas; alga ressecada, envelhecida ou mole, arroz sem tempero (sim, arroz japônes é temperado com sal, açúcar, vinagre e sake para cozinha), peixe com gosto estranho, falta de recheio, excesso de arroz e tantos outros motivos.
Um restaurante que faz jus ao nome é o Temakeria & Cia, com 6 unidades espalhadas por São Paulo. Sempre vou na da Joaquim Floriano, Oscar Freire ou Al. Santos e, apesar do serviço ser um pouco confuso as vezes as visitas sempre valem bastante a pena. Por quê?
Os temakis são muito bem recheados, a versão pequena é o tamanho do temaki grande de muita temakeria por ai. O meu preferido é o Temaki do Mau (salmão, cream cheese, cebolinha e ovas de arenque)


A dica é temperar com o molho de wasabi com shoyu (cuidado! Ele é bem apimentado).
Outro destaque vai para a entrada Nachos de Salmão; um canapé de uma massinha frita com um tartar de salmão temperado com um coulis de cenoura e fios de alga por cima. Esse prato consegue unir os 5 sabores em um só (um dos atributos da cozinha asiática: juntar diferentes sabores e texturas em um único prepato) e é opção leve para começar bem a refeição.


E, a última dica das opções saudáveis, o que também fica em destaque é a saladinha sunomono servida como cortesia no início. Apesar de ser hábito dos restaurantes japoneses, a da Temakeria é bem gostosa: o pepino vem em fatias um pouco mais grossas e não fica tão molengo e “assado” pelo ácido do vinagre

A Temakeria fica aberta de segunda a sexta, porém o horário varia conforme a unidade. A vantagem é a da Joaquim Floriano, que aos sábados fica aberta até as 5h00 do domingo (uma boa opção pós-balada). A rede também faz eventos (mas nunca utilizei o serviço) e trabalha com reservas, Em algumas unidades tem espaços reservados com tatames. 
Se não pedir coisas fritas como gyoza, hot roll (o temaki de hot roll é incrível e merece menção honrosa, mas mega calórico) e tempurás a refeição fica leve e saudável.
Na parte de coisas não tão lights o destaque, além do hot roll, vai para o Guyoza de Salmão na entrada e Camarão Ivan Moré (camarão empanado com batata palha).

Apesar de ser super fritura, vale muito a pena experimentar. Depois é só pular a sobremesa e compensar nas outras refeições, afinal a gente não faz exageros assim todos os dias (ou não deveria fazer…)
Última dica: costuma lotar nos horários de pico; tente evitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...