segunda-feira, 17 de junho de 2013

Corpo e Saúde - Fortalecendo o bumbum










Saúde dos joelhos, quadril e lombar.


Como fortalecer o bumbum, coxas e pernas não esquecendo a saúde e melhorando sua postura com um exercício que aparentemente parece ser bem simples.

da fisioterapia ao treino intenso

Agachamento livre

É um excelente exercício para quem deseja ter pernas fortes e torneadas.  Além de estimular outras regiões como core, ísquios, músculos tibiais, glúteos mínimo, máximo e médio, panturrilhas, adutores, abdutores etc.

Benefícios:

- Mais do que moldar a nossa figura, faz-nos muito fortes em termos globais. Se nos sentirmos fortes, nós transmitimos uma energia diferente, mudamos a nossa postura, e se estamos bem conosco nos relacionamos melhor e de forma diferente.

- Aumenta a capacidade física em geral, mobilidade melhorada permitindo com uma maior capacidade de produção, que o corpo realize mais tarefas sem se cansar tão rapidamente.

- Trabalha todo o corpo e as áreas mais importantes do corpo humano: pernas, coxas, quadril e core. Quando temos pernas fortes não sobrecarregamos tanto a coluna, se tivermos glúteos poderosos, protegemos a zona lombar, como obriga a um trabalho intenso de cintura onde está o nosso centro de gravidade, permite-nos ter um centro forte para efetuar qualquer outro tipo de movimento no dia-a-dia.

- Melhora o equilíbrio, facilita o andar, correr, subir escadas, sentar, levantar, etc...

- Reduz problemas de coluna e melhora a postura, pois ao ter coxas e pernas mais fortes e se o exercício for executado de forma correta, toda a musculatura estará equilibrada entre músculos agonistas e antagonistas e alinhada. Não solicitaremos em demasia outros músculos como o da zona lombar.
- Melhora a base de sustentação para todos os tipos de movimentos desportivos ou funcionais e diminui quedas nos idosos.


Existem inúmeras formas de realizar este exercício:
No qual pensando na saúde da sua coluna o mais indicado é o tradicional, conforme descrito abaixo.

O agachamento pode ser considerado um dos exercícios mais completos e complexos que existem, pois a composição dos músculos, articulações e tendões envolvidos é grande. Podemos afirmar que o agachamento completo é de grande importância na vida do homem. Seja pela parte funcional ou fisiológica, ele é capaz de proporcionar mais resultados.



Técnica de execução:

Pode ser realizado em casa sem qualquer material adicional e até se recomenda que seja efetuado descalço para melhorar o equilíbrio

  • Iniciantes comecem sentados em uma cadeira;
  • Faça o movimento de se levantar e se sentar novamente;
  • Tente não encostar na cadeira;
  • Pés ligeiramente mais afastados do que a largura dos ombros;
  • Distribuir seu peso nos pés para manter maior contato possível com o solo;
  • Peito elevado, ombros para trás;
  • Estique os braços para frente, e ao descer eleve acima da cabeça deixando as duas mãos unidas;
  • Joelhos SEMPRE alinhados em direção à ponta dos pés;
  • Contrair o abdômen do inicio ao fim do movimento;
    Para os mais avançados:
  • Tirar a cadeira;
  • Iniciar a descida, fletindo o quadril como se fosse sentar-se;
  • Baixar até o quadril estar abaixo do nível dos joelhos;
  • Voltar à posição inicial.

Quantidade: 2 séries de 15 repetições, 2 a 3 vezes na semana.

Para ter resultado:
Quando o exercício estiver fácil, aumente uma série, até chegar a 4 séries. Voltou a ficar fácil, segure um pesinho entre as mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...