Olá
pessoal, bom dia!
Hoje
de manhã fui fazer uma coisa muito chata (porém importante)... Levar um carro
da empresa para fazer a inspeção veicular. E pior que levar o carro pra lá é
levar e ser reprovado -_- . Agora é aquela correria de levar no mecânico,
fazer regulagem da injeção, limpeza dos bicos, etc. O mais importante é:
Percebi que o carro estava poluindo mais e agora vou ter que reparar alguma
coisa! Afinal, andar poluindo demais não é legal mesmo. Nessa vibe cheguei e
pensei: Vamos falar sobre carros elétricos! A Nissan é a maior montadora do
mundo em venda de carros elétricos... e seu Leaf já conseguiu feitos
impressionantes como ser o carro mais vendido na Noruega!
Alguém
aí já pensou em dirigir um carro elétrico? Emissão de gases igual a zero? Legal
né?
fonte:
g1.globo.com
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O
Nissan Leaf é um carro compacto e feito para rodar na cidade. Seu acabamento é
muito bom e o motor de 107cv permite o veículo chegar até 150km/h. A bateria
pode ser recarregada em 110v ou 220v (leva em média 8 hrs) ou em recarga rápida
de 440v que permite carga completa em apenas 4hrs (pode parecer muito, mas
podemos deixar o carro recarregando a noite para usar no dia seguinte :) ).
Por
enquanto o Leaf é vendido apenas no Japão, EUA e alguns países da Europa...
Existe um trabalho da equipe da Nissan para homologar o carro aqui na terra
tupiniquim para venda em 2014, mas ainda não é certeza que isso vai ser
possível. Um dos entraves seria o preço de mercado – Para uma operação rentável
o preço teria que ficar ao redor dos 80 – 100 mil reais, ou seja, um preço alto
para os padrões brasileiros.
Para
tentar estimular o público no Brasil a Nissan trouxe 10 unidades do modelo e
trabalha oferecendo test-drive a qualquer interessado bem como expondo-os em
eventos pelo país inteiro. A ideia é pressionar o governo para reduzir a
alíquota que incide sobre o carro, fazendo com que o preço seja mais
competitivo. Segundo o executivo da Nissan, por se tratar de um veículo que
agride muito menos o meio ambiente e não concorre diretamente com os motores
flex (importantes para o governo brasileiro devido a produção do nosso álcool
ser baseada na cana-de-açúcar) além da redução da alíquota de importação é
preciso minimizar o efeito do IPI e ICMS.
fonte:
www.car.blog.br
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fonte: www.car.blog.br |
fonte: www.car.blog.br |
A
ideia da montadora japonesa é também trabalhar possíveis parcerias com os
governos para alíquotas especiais e parcerias para taxistas e a polícia.
fonte: www.car.blog.br |
fonte: www.car.blog.br |
Em
termos de autonomia, o veículo roda aproximadamente 160km com a bateria cheia,
o que parece pouco em termos de viagens porém é mais que o suficiente para seu
propósito: ser um carro urbano.
fonte: www.triplepundit.com
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O
painel é bem futurista: Apenas um botão “start” para ligar o veículo sem nenhum
som de motor, apenas um simpático aviso de que o carro está ligado. À direita
do painel é possível visualizar o nível das baterias equanto à esquerda fica o
indicador de temperatura. O mais interessante na minha opinião é um indicador
de “modo econômico”, que avisa se o motorista está dirigindo de modo muito
gastão. O câmbio automático tem duas formas de ser utilizado: o tradicional “D”
e o modo econômico “ECO”, que otimiza a utilização das baterias.
Ainda
falando em baterias, o carro tem um sistema muito interessante de recarga de
bateria durante a frenagem – sistema parecido com o da Formula 1.
Uma
coisa que eu achei muuuuito interessante é o fato dele ser bonitinho, não um
carro que grita “sou ecologicamente correto e pareço com uma nave espacial”
:D... Eu teria tranquilamente como um segundo carro da família!! Segundo
previsões da equipe da Nissan, em 2020 cerca de 10% da frota mundial será
composta por veículos elétricos!
Vamos
torcer para que o governo brasileiro não trave as vendas por aqui com alíquotas
absurdas!!! Muito obrigado!
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