terça-feira, 12 de novembro de 2013

We Love Toys - Novos “ares” para no Brasil


Olá pessoal, bom dia!
Hoje de manhã fui fazer uma coisa muito chata (porém importante)... Levar um carro da empresa para fazer a inspeção veicular. E pior que levar o carro pra lá é levar e ser reprovado -_- . Agora é aquela correria de levar no mecânico, fazer regulagem da injeção, limpeza dos bicos, etc. O mais importante é: Percebi que o carro estava poluindo mais e agora vou ter que reparar alguma coisa! Afinal, andar poluindo demais não é legal mesmo. Nessa vibe cheguei e pensei: Vamos falar sobre carros elétricos! A Nissan é a maior montadora do mundo em venda de carros elétricos... e seu Leaf já conseguiu feitos impressionantes como ser o carro mais vendido na Noruega!

Alguém aí já pensou em dirigir um carro elétrico? Emissão de gases igual a zero? Legal né?

fonte: g1.globo.com

O Nissan Leaf é um carro compacto e feito para rodar na cidade. Seu acabamento é muito bom e o motor de 107cv permite o veículo chegar até 150km/h. A bateria pode ser recarregada em 110v ou 220v (leva em média 8 hrs) ou em recarga rápida de 440v que permite carga completa em apenas 4hrs (pode parecer muito, mas podemos deixar o carro recarregando a noite para usar no dia seguinte :) ).

Por enquanto o Leaf é vendido apenas no Japão, EUA e alguns países da Europa... Existe um trabalho da equipe da Nissan para homologar o carro aqui na terra tupiniquim para venda em 2014, mas ainda não é certeza que isso vai ser possível. Um dos entraves seria o preço de mercado – Para uma operação rentável o preço teria que ficar ao redor dos 80 – 100 mil reais, ou seja, um preço alto para os padrões brasileiros.
Para tentar estimular o público no Brasil a Nissan trouxe 10 unidades do modelo e trabalha oferecendo test-drive a qualquer interessado bem como expondo-os em eventos pelo país inteiro. A ideia é pressionar o governo para reduzir a alíquota que incide sobre o carro, fazendo com que o preço seja mais competitivo. Segundo o executivo da Nissan, por se tratar de um veículo que agride muito menos o meio ambiente e não concorre diretamente com os motores flex (importantes para o governo brasileiro devido a produção do nosso álcool ser baseada na cana-de-açúcar) além da redução da alíquota de importação é preciso minimizar o efeito do IPI e ICMS.


fonte: www.car.blog.br

fonte: www.car.blog.br

A ideia da montadora japonesa é também trabalhar possíveis parcerias com os governos para alíquotas especiais e parcerias para taxistas e a polícia.

fonte: www.car.blog.br

fonte: www.car.blog.br

Em termos de autonomia, o veículo roda aproximadamente 160km com a bateria cheia, o que parece pouco em termos de viagens porém é mais que o suficiente para seu propósito: ser um carro urbano.


O painel é bem futurista: Apenas um botão “start” para ligar o veículo sem nenhum som de motor, apenas um simpático aviso de que o carro está ligado. À direita do painel é possível visualizar o nível das baterias equanto à esquerda fica o indicador de temperatura. O mais interessante na minha opinião é um indicador de “modo econômico”, que avisa se o motorista está dirigindo de modo muito gastão. O câmbio automático tem duas formas de ser utilizado: o tradicional “D” e o modo econômico “ECO”, que otimiza a utilização das baterias.
Ainda falando em baterias, o carro tem um sistema muito interessante de recarga de bateria durante a frenagem – sistema parecido com o da Formula 1.


Uma coisa que eu achei muuuuito interessante é o fato dele ser bonitinho, não um carro que grita “sou ecologicamente correto e pareço com uma nave espacial” :D... Eu teria tranquilamente como um segundo carro da família!! Segundo previsões da equipe da Nissan, em 2020 cerca de 10% da frota mundial será composta por veículos elétricos!

Vamos torcer para que o governo brasileiro não trave as vendas por aqui com alíquotas absurdas!!! Muito obrigado!

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