quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Gastronomia - Família Árabe


Minha família, pelo menos a parte de mãe, é descendente de libaneses e sempre nas nossas festas tivemos o costume da meze. Para quem não conhece é a tradicional refeição familiar: coloca-se tudo na mesa e todo mundo experimenta um pouco de tudo, não existe “meu prato”/“seu prato”. O legal disso é sentar em volta da mesa e ter refeições eternas regadas a boa conversa, fofoca e gente que a gente ama.

Há alguns finais de semana tive um treinamento do CISV (ong que sou voluntária) e na hora do almoço fomos a um restaurante árabe tradicional que faz jus a meze, o Halim. As mesas são todas redondas e bem grandes com um tampo de vidro no centro que gira. A idéia é colocar todos os pratos nesse tampo e ir girando para pegar um pouquinho de cada porção (todas as que pedimos foram bem servidas. Os destaques vão para:

Esfiha de carne (tanto a massa tradicional quanto folhada)

Kibe assado recheado com nozes e verdura

Urzi (pastel folhado de carne, arroz, lentilha e especiarias) com coalhada seca

E a grande descoberta: chichibarak. Não sei se vocês se lembram, mas há algumas semanas escrevi sobre uma antiga receita familiar que não tinha coragem de tentar e que era difícil achar em restaurantes. Aqui no Halim eu achei. E posso dizer que todas as expectativas foram cumpridas: bolinhas bem recheadas, coalhada azedinha, bastante hortelã e a massa no ponto. A porção serve de duas a três pessoas e vem com arroz marroquino:


Se você estiver com pressa dá para pedir as comidas no balcão e comer de pé mesmo ou levar para viagem. Aos sábados fica bastante cheio e repleto de famílias. O restaurante fica no Paraíso, na rua Dr. Rafael de Barros 56 e fica aberto das 11h as 23h.
Ah! A foto da mesa redonda com o tampo que gira:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...