Peguei dicas incríveis do Gourmet San para fazer um jantar japonês romântico! Passo-a-passo fornecido pela Revista Estilo e as sugestões do chef Billy Tatsushi do restaurante Shaya, no Itaim Bibi.
Cerâmica Oriental:
Indicaram cerâmicas japonesas a base de melamina, que nada mais é do que plástico. Acho que não precisavam ter utilizado a palavra cerâmica já que não são mesmo.
Caso você queira comprar pratinhos japoneses para servir, o que realmente é bem legal para um jantar temático, vá ao bairro da Liberdade, você encontrará diversas lojinhas na Rua Galvão Bueno! O próprio Gourmet San possui pratinhos e barquinhos para servir sushi.
Se o seu interesse por pratos japoneses for além, você também encontrará cerâmicas originais mas por um preço bem mais elevado!
Um prato japonês realmente ajudará na beleza na hora de servir, porém a culinária japonesa vai muito além disso, lembre-se de comprar enfeites comestíveis (nabo ralado, alface, pepino…) e de posicionar bem a comida na hora de servir.
A mesa:
A reportagem segue dicas do ateliê Shugo Izumi e da Dona Coisa: “se sua mesa tiver o tampo claro ou de vidro, escolha um serviço de cerâmica de tons fechados. Se ela for escura, invista em pratos de cor clara. Castiçais com vela são fundamentais para criar uma atmosfera romântica.” Shugo Izumi Dona Coisa.
Gourmet San não concorda totalmente com isso…acho que castiçais chegam a ser um exagero, velas daquelas pequeninas, ok! Não se preocupe em servir numa mesa alta, lembre-se da tradição japonesa do tatame e faça o jantar algo mais solto, use uma mesinha de sala para ambos sentarem num tapete e comerem de forma mais largada, muito mais gostoso!
Drinque Gelado:
A reportagem dá como sugestão: “minichampanhes como as da Chandon , encontrados na Andréa Araújo ou na Hogar. Tudo isso dentro de um balde de gelo.” Me desculpem, mas aqui há muita empolgação! Caso você se interesse por parear vinho com sushi, veja o post do Gourmet San sobre pareação de sushi e vinho (clique aqui). Caso contrário, escolha algo que ambos gostem de beber ou sirva o tradicional sakê, naqueles copos quadradinhos. Isso sim tornaria o jantar bem temático!
Arranjo Zen:
“Compre ramos de orquídea branca. Descarte a haste e prenda as flores com pedaços de arame em galhos secos previamente pintados de branco…”
Olha só, sem dúvida quem escreveu isso não estava muito focado no assunto central: romantismo e comida. Vamos lá…primeiro, se um homem tentasse fazer isso para uma mulher, ele sem dúvida erraria em vários aspectos ou ele nem tentaria. Caso a mulher fosse fazer isso para o homem, ela corre o sério risco de ele nem perceber o arranjo que ela fez e achar que aquilo sempre esteve lá, decepcionando-a!
Mangá à Mesa:
Meuuuu Deusss!! O que eles estavam pensando com essa colocar bonequinhos japoneses que são enfeites de celular no planejamento de um jantar japonês a dois?? Isso é um jantar infantil? A não ser que ambos sejam fanáticos por mangá e por esses bonequinhos, desista dessa idéia!
Sem Sushi:
A reportagem realmente me surpreendeu neste ponto…imagine só…você chama alguém para um jantar japonês e quando a pessoa chega você não serve nem sushi ou sashimi…Sim! É isso que eles dizem!
Mas o chefe Billy Tatsushi, sushiman e chef do Shaya, selecionou alguns pratos de fácil execução que também utilizam peixe cru, veja aqui.
O chefe dá um outro motivo para a mulher deixar os sushis de lado: “De acordo com a tradição nipônica, eles são preparados por homens, pois as mulheres costumam transpirar mais nas mãos”. Aff que absurdo né? Que preconceito! Calma, calma, o Gourmet San conhece bem essa tradição, porém já foi provado que isso é besteira. Ok, claro que no nível do sushi do Jiro Ono talvez isso faça alguma diferença, mas não para nós, pobres mortais na arte do sushi.
O Gourmet San te dá uma boa dica, passe num bom restaurante japonês e pegue um belo combinado para viagem ou peça delivery! Essa é uma ótima opção! Além dos sushis serem bons, a cozinha ficará limpa e você, homem ou mulher, não ficará com nenhum cheiro de peixe! Pois é, eu sei que quem não faz comida japonesa não sabe, mas quando você mexe com peixe o cheiro impregna bem viu…!
Gostaram?
Envie pra gente fotos do seu jantar e a gente posta aqui! ; )
Xoxo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário